Uma breve história da hipnose


Ninguém conhece a origem da hipnose. O que se sabe com certeza é que os povos antigos como os maias, os astecas, os persas e os gregos utilizavam a hipnose como meio de cura. Os sacerdotes ou os bruxos provocavam um estado chamado “sono mágico” através da imposição das mãos ou rituais caracterizados por cantos e danças com um ritmo monótono.

O emprego sistemático da hipnose começou com Anton Mesmer (1734-1815). Mesmer estava convencido de que o magnetismo podia curar muitas doenças. Seu argumento era que se a lua exerce um poder sobre os mares da terra, também poderia influir nos fluidos do corpo humano e de fato restabelecer a saúde. Segundo Mesmer, todos nós estávamos sob o poder dos fluidos magnéticos. Para ele, a doença era criada por uma sugestão do organismo que podia ser solucionada com a transmissão de ondas magnéticas.

As sessões de magnetismo de Mesmer tiveram tanto sucesso que quando o tumulto das pessoas não permitia praticar o magnetismo na sua clínica, Mesmer “magnetizava” uma árvore fora de sua consulta e pedia aos pacientes para desfrutarem do magnetismo. Mesmer conseguiu curas espetaculares por meio de seu novo método de magnetismo.

Entre os seguidores de Mesmer estão Maqués de Puységur (quem descobriu o sonambulismo e insistiu que a palavra em si era suficiente para o magnetismo) e o padre Faria (que, segundo Schulz, havia reconhecido e utilizado a sugestão em seu pleno significado).

Um cirurgião e oculista escocês chamado James Braid (1795-1860) pesquisou, pela primeira vez de maneira científica, o fenômeno do sono provocado por um magnetizador.
Braid propôs que os imãs e o magnetismo não eram os responsáveis do estado hipnótico e a conseqüência das curas. Braid utilizou a palavra “hypnos” que em grego significa sono, e explicou a natureza deste estado hipnótico, excluindo a existência de fluidos magnéticos emanados das mãos ou dos olhos do magnetizador. Pois como Braid era um oculista acreditava que a fixação do olhar em um ponto luminoso cansava os músculos ao redor dos olhos e que este cansaço produzia o estado hipnótico.

A teoria de Liebeault (1823-1940) era essencialmente psicológica. Para Liebeault, o sono hipnótico era idêntico ao sono natural.

Bernheim (1843-1917) junto com Liebeault fundou a escola de Nancy. Bernheim recusou a teoria de um fluido magnético e considerava a sugestão, a idéia, como a ação que hipnotizava.

James Esdale (1808-1859) era outro cirurgião escocês que praticou milhares de intervenções cirúrgicas sob sono magnético. Foi perseguido por ter utilizado técnicas hipnóticas como anestesia.

Charcot (1825-1893) era um famoso neurologista francês da histeria. Charcot e seus ajudantes hipnotizavam aos doentes com as técnicas que tinham aprendido do marquês de Puyfontaine. Os doentes costumavam viver crises violentas e, em muitos casos, os sintomas desapareciam.

Sigmund Freud (1856-1939) era aluno de Charcot, mas depois de um período abandonou a prática da hipnose. Contudo, teve como base seu método de associação livre em seus conhecimentos da hipnose.

Pierre Janet (1859-1974) era o diretor do laboratório de psicologia patológica da Salpétriére. Janet pesquisou o papel das emoções nos transtornos orgânicos e foi um dos fundadores da medicina psicossomática. No entanto, Janet insistiu que a hipnose não podia curar a origem das doenças.

Coué (1857-1926), farmacêutico e psicólogo, estudou os trabalhos de Liebeault. Começou assim com a hipnose, mas mais tarde a deixou e utilizou a sugestão.

Johannes Heinrich Shultz (1884-1962) era um psiquiatra freudiano de origem alemã. Pesquisou a relação entre a mente e o relaxamento. Com seu conhecimento das técnicas da hipnose elaborou um método de auto-hipnose reconhecido como o Treinamento Autógeno de Schultz.

Milton Erickson (1901-1980) era um famoso psiquiatra, fundador da Sociedade Americana de Hipnose Clínica. Erickson criou várias técnicas modernas de indução e, além disso, utilizava anedotas e metáforas para facilitar o estado da hipnose.

Traduzido por:
Luciana Alves
Tradutora Técnicas Inglês/Espanhol/Português
luciana_trad@terra.com.br


Referência: http://www.metodorowshan.com/METODO/Web/Articulos_Hipnosis/historia-de-la-hipnosis.php
site: http://site.suamente.com.br

Posted in . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.